domingo, 12 de dezembro de 2010

Reunião de Congregação


Esse DA dá o que falar mesmo. Mesmo cobrindo de maneira integral o Interperíodos 2010/02 - grande evento de integração entre os alunos - a Gestão Um Novo Conceito em DA continuou ligadinha nos interesses dos alunos da Facom. Abaixo segue o relatório da Reunião de Congregação. Acho que nem precisa falar que o DA estava lá, né!?

REUNIÃO CONGREGAÇÃO

Na última reunião do ano, foram discutidos dois temas muito importantes durante este semestre e para o futuro da Facom: a Reforma Curricular e o Consórcio das Universidades Mineiras.

- Reforma Curricular
Durante o semestre, várias reuniões tiveram como tema principal a Reforma Curricular e a criação de uma nova habilitação na área de Comunicação da UFJF. Com as novas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para o curso de Jornalismo, algumas alterações terão que ser realizadas. As diretrizes estabelecem que não existe mais o curso de Comunicação Social. A comunicação agora é uma área do conhecimento que abrange vários cursos entre os quais o Jornalismo. Na UFJF, o curso de Comunicação tem habilitação em Jornalismo e agora, passa a ser curso de Jornalismo.
As novas diretrizes prevêem vários eixos de estudo: fundamentação humanística, específica, contextual, profissional, processual, laboratorial, além de estágio, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso. A Facom, através dos coordenadores de curso, enviou várias sugestões para o MEC, ficando no aguardo de que sejam aceitas. Além dessas alterações propostas pelo MEC, existe o desejo e necessidade de nosso currículo ser alterado. As discussões já existiam antes mesmo das diretrizes.
Para colaborar com um novo currículo foi necessário, através de várias pesquisas, conhecer melhor o perfil do corpo docente e discente da Facom. A Diretora da Faculdade, Marise Mendes, aplicou uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos sobre os docentes da Facom e também uma pesquisa com os trabalhos de conclusão de curso desde 2005. Quanto aos professores, foi possível notar a forte presença de áreas relacionadas à Rádio e TV, o mesmo sendo constatado nos trabalhos de conclusão dos discentes. Já o Diretório Acadêmico, realizou a pesquisa com o corpo discente da Faculdade. Resultados parciais foram apresentados e também ficou constatado uma maioria para as áreas de Rádio e TV. 

Com os resultados, foi votada e aprovada por unanimidade que, se for criada uma nova habilitação, será de Rádio, TV e Internet. Chegou-se a conclusão de que o corpo docente, sobretudo, tem características e potencial profissional para esse curso. O que seria complicado em termos de estrutura, por exemplo, para outros cursos como o de Cinema ou Publicidade e Propaganda.
Hoje, a Facom tem três entradas de acadêmicos por ano, sendo duas no Diurno e uma no Noturno. Se for criado o novo curso, serão duas entradas para Jornalismo e uma para Rádio, TV e Internet. Ficou acordado na reunião que uma comissão, formada pelo Conselho de Unidade, fica a cargo de estudar todas as possibilidades e viabilidade de um novo curso, bem como elaborar um novo currículo e apresentá-lo no próximo semestre. As aulas voltam apenas em março, mas o Conselho de Unidade (formado por Direção, Coordenação, Chefes de Departamento e D.A.) reunirá a partir do dia 2 de fevereiro para, no dia 7 de abril, apresentar o projeto na Reunião de Congregação.

- Consórcio das Universidades Mineiras
O Coordenador Geral do Consórcio, o Reitor da Universidade Federal de Viçosa, esteve na UFJF para esclarecer dúvidas de estudantes e professores quanto à junção das Universidades. O vice-diretor da Faculdade, Paulo Roberto Figueira Leal, representou a Facom e trouxe as informações.
O Consórcio abrange as Universidades Federais de Alfenas, Itajubá, São João del Rey, Juiz de Fora, Viçosa, Ouro Preto e Lavras. A intenção do Consórcio é de oferecer com mais qualidade e facilidade a mobilidade estudantil, cursos compartilhados, mantendo a autonomia de cada instituição. Para tanto, além das verbas que cada Universidade recebe, seriam repassados pelo Governo Federal quantias extras para viabilizar o projeto. Futuramente, a intenção é de unificar os vestibulares. Ficou claro também que cada instituição pode deixar o Consórcio quando quiser.
O dia 15 de dezembro é o prazo do MEC para saber das adesões prévias das Instituições. Para isso, cada Universidade votará em seus Conselhos Superiores se adere, previamente, ou não. Essa adesão não é definitiva, ela quer dizer que a instituição está disposta a dialogar e experimentar um momento inicial de discussão sobre o assunto. Portanto, ficou estabelecido por unanimidade na Congregação que o voto da Facom será favorável para essa adesão prévia, ficando no aguardo de um esclarecimento mais detalhado sobre o projeto. 

Diretório Acadêmico Wladimir Herzog - Gestão Um Novo Conceito em DA

Nenhum comentário: