segunda-feira, 13 de junho de 2011

Relatório Reunião de Conselho de Unidade - (ALTERAÇÕES NAS DISCIPLINAS PROJETO EXPERIMENTAL I e II)


Na reunião do Conselho de segunda-feira, dia 6 de Junho, foram estruturadas novas regras para as disciplinas de Projeto Experimental I e II. As mudanças terão início no próximo semestre para Projeto I e no primeiro semestre de 2012 para Projeto II.

A disciplina de Projeto I foi a que teve as principais alterações. Para que seja mais eficaz, o Anteprojeto terá reajustes em que o orientador participará mais ativamente desta fase do trabalho. Deste modo, o estudante escolhe o orientador e com ele monta o Anteprojeto, que será menor, concentrando sua estrutura no objetivo e problema do trabalho. No meio do semestre, o orientador escolherá um professor relator que, juntamente com o professor da disciplina, decidirão a nota do estudante e farão uma avaliação, podendo sugerir mudanças, bibliografias, linhas de pesquisa. Com isso, o estudante criará um rumo mais definido de qual será seu trabalho final no semestre seguinte no Projeto II. 

No final do semestre, o estudante já deve, junto ao Anteprojeto, apresentar o aceite, que corresponde às assinaturas dos professores que vão compor a banca, ao contrário do que ocorre hoje em que o aceite é apresentado na primeira semana de aula do Projeto II. 

Para garantir o direito do estudante se, no período de férias, mudar de ideia sobre o tema, orientador ou composição da banca, a alteração será permitida, mas com ressalvas. Se o estudante optar em modificar um dos três pontos mencionados acima, deverá no primeiro dia de aula do semestre em que fará Projeto II apresentar na Secretaria da Faculdade uma justificativa escrita, um novo Anteprojeto e um novo aceite da composição da banca. Se o estudante não apresentar os dados relatados no primeiro dia de aula, ele perderá o direito de concluir o Projeto II. 

Algumas outras modificações ocorreram no Projeto II. São elas:
- A banca será composta pelo orientador, co-orientador (optativo), dois professores convidados e um profissional (optativo). Vale lembrar que o orientador, necessariamente, deve ser da Facom-UFJF, enquanto os demais não precisam. 

- Estabeleceu-se a recomendação de que cada professor deve orientar de 1 a 4 estudantes, mas fica a cargo de cada um deles a decisão de orientar mais de 4.

- Quando da entrega da monografia na Secretaria, o estudante perderá 10 pontos a cada dia de atraso. Portanto, devem ficar atentos aos prazos. Neste semestre, a data limite é dia 30 de Junho.  

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