terça-feira, 19 de maio de 2009

sobre a redistribuição das vagas

SÓ PRA LEMBRAR!
O PLEBISCITO acontecerá na quinta e na sexta-feira, das 09h às 12h e de 16h às 20h.

Hare baba!
E aí, meus chapas!?
O novo modelo propõe que, ao invés de 4 entradas por ano, de 25 alunos cada, com uma no diurno e uma no noturno a cada semestre, seriam 3 entradas, sendo:

1° semestre:
30 diurno
35 noturno

2° semestre:
35 diurno



A FAVOR
Seria melhor 3 entradas ao invés de 4 porque:
  • os professores estão sobrecarregados com as pós-graduações e com o mestrado;
  • o número de alunos atualmente no curso noturno é maior do que no diurno (no noturno são 10 períodos, enquanto no diurno são 8);
  • os alunos do noturno geralmente pegam disciplinas na parte da manhã e/ou da tarde;
  • as disciplinas que requerem professores do ICH (antropologia, sociologia, historia da arte) são oferecidas apenas uma vez por ano;
  • a redistribuição de vagas proporcionaria que os equipamentos fossem melhor distribuídos entre os alunos, assim como a ocupação de alunos por sala.
CONTRA
Não seria melhor 3 entradas ao invés de 4 porque:
  • a faculdade não possui disponobilidade de equipamentos para todos os alunos. atualmente há 3 câmeras mini-dvs, sendo que 2 delas são destinadas aos mergulhões. ou seja, para o restante dos alunos que fazem disciplinas "técnicas" (como Técnica em TV, Produção em TV, Documentário em TV...), ou que requerem equipamentos (como Processo II, Processo IV) resta apenas 1 miniDV e câmeras VHS - e se houver baterias. além disso, não há computadores suficientes para que os alunos façam trabalhos individualmente, como na sala 05, por exemplo.
  • as salas não comportam essa quantidade de alunos: a sala do mergulhão de hipermídia é minúscula, as salas 01, 02, 03 mal cabem 25 alunos.
  • não são todos os alunos do noturno que têm disponibilidade de puxar disciplinas pela manhã/tarde. alguns trabalham/fazem estágio. além disso, caso algum aluno seja reprovado em alguma disciplina do noturno, ele teria de esperar um ano para que a disciplina fosse oferecida novamente;
  • as disciplinas oferecidas pela faculdade tem que oferecer, além das vagas aos alunos do curso, 20% de vagas destinadas a alunos de outros cursos. ou seja, uma sala de 35 pessoas poderia chegar a ter, na verdade, 42 pessoas.
O que a Facom necessita, na verdade, não é de uma redistribuição de vagas, e sim de mais professores e equipamentos.

Diante disso, a posição do D.A.W.H. é CONTRA a redistribuição das vagas.

SÓ PRA LEMBRAR!
O PLEBISCITO acontecerá na quinta e na sexta-feira, das 09h às 12h e de 16h às 20h.

6 comentários:

Lud. disse...

Outra questão que nos posiciona contra, é o fato de que a preocupação excessiva com a pós e o mestrado tem prejudicado muito a graduação. A questão envolve professores que estão sempre viajando e, que portanto, não ministram todas as aulas que deveriam ou correm com a matéria. Além disso, eles de fato, ficam sobrecarregados com as orientações, de modo, que é muito dificíl conseguir um horário com seu orientador, se vc for por exemplo, um aluno de iniciação científica. Os próprios graduandos encontram dificuldades na hora de concluir suas monografias...
Como diz a Mari é a velha história do cobertor pequeno: "cobre a cabeça, destampa os pés".

Lud.

Bruna disse...

Também temos que lembrar da questão das ilhas de edição. São apenas duas ilhas não-lineares e uma linear pra cobrir a demanda da faculdade inteira! Com o agravante que até a Produtora de Multimeios está utilizando essas ilhas!!

E como fazer mergulhão de rádio??

A solução não deve ser dar esse "jeitinho faconheiro".. temos que lutar, DE FATO, por mais professores!

"cobre a cabeça, destampa os pés" [2]

Vinicius disse...

Também sou contra,

Só consigo ver uma vantagem na mudança: menos alunos no noturno que sempre foi preterido mesmo.

Tirando isso, só tem problema nesse posicionamento. Salas com até 42 (e mtas matérias lotam as vagas disponíveis mesmo), matérias como hipermídia, impresso, enfim, tudo que necessitasse equipamento estaria prejudicado. MESMO! Até fotografia... enfim.

Quer fazer isso? Pode fazer, Meg! Mas convence o Duque a colocar ANTES um computador por aluno pras nossas disciplinas que precisam disso e também comprar umas 10 câmeras mini-dv e outras 15 de fotografia.

Thanius disse...

Não imagino um mergulhão de rádio naquela sala minúscula com tanta gente. Questão de equipamento (câmeras, computadores de edição, telefones, e etc) então nem se fala, não tem nem pra uma turma de dez alunos.

Sou contra a mudança e a favor de mais professores e equipamentos.

Anônimo disse...

É uma vergonha. A direção está querendo somente maquiar o grande problema da Facom: falta de estrutura.

pi.chandretti disse...

Como eu já disse para a Bruna:
que orgulho de ver o DAWH tomando esta iniciativa.

Eu, ex-faconheira, tenho acordo com os argumentos do DA! E pelo resultado do plebicisto, parece que os estudantes tb.

"O que a Facom necessita, na verdade, não é de uma redistribuição de vagas, e sim de mais professores e equipamentos." [2]

"cobre a cabeça, destampa os pés" [3]