No dia 4 de abril, foi realizada Reunião de Congregação, que reúne estudantes e todos os professores da Faculdade. Os temas debatidos foram a proposta de ampliação do espaço físico da Facom e apresentação do trabalho das comissões dos currículos dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet.
A ampliação do espaço físico é uma necessidade para a Facom, uma vez que, desde 2000, foram implementados o Curso Noturno, especializações e Mestrado. No mês de fevereiro deste ano, quando o Reitor Henrique Duque visitou a Faculdade, ficou estabelecido que a Facom seria contemplada com uma reforma ou um prédio novo. Na ocasião, a possibilidade de um novo edifício tinha sido a meta principal, no entanto, algum Instituto ou Faculdade deveria ocupar o atual prédio. Desse modo, foram procurados diversos diretores para avaliarem o edifício da Facom. Devido a peculiaridades laboratoriais e ao tamanho reduzido de nossas salas, o local não contemplaria a necessidade de ninguém.
Surgiu a possibilidade de a Administração ganhar um novo local e a Facom e o Serviço Social dividirem o prédio. A proposta foi votada na Congregação e recebeu 25 votos favoráveis e duas abstenções (dos professores Junito e Cláudia Lahni). A Faculdade de Administração já optou pela saída para novo espaço e o Serviço Social realizará esta semana sua votação. A princípio, a Facom ficaria com 5 salas da Administração, que somadas as salas 9, 10 e 11 do atual edifício, teríamos um total de 8 salas para aulas teóricas. O projeto prevê que, além das salas, a Facom também ficaria com gabinetes para professores, a sala da Empresa Júnior da Administração, entre vários outros espaços. Desse modo, onde hoje é a Facom seria destinado para laboratórios, após passar por uma grande reforma.
Foram colocados na reunião também o trabalho das comissões dos currículos para o curso de Jornalismo e para a proposta do curso de Rádio, TV e Internet. Quanto ao de Jornalismo, existe a necessidade real de uma revisão curricular, uma vez que o mesmo não ocorre há 10 anos e também devido às diretrizes curriculares impostas pelo Ministério da Educação (MEC). As diretrizes preveem uma carga horária mínima de 3200 horas divididas nos eixos de Fundamentação Humanística, Fundamentação Específica, Fundamentação Contextual, Formação Profissional, Aplicação Processual e Prática Laboratorial. São 2400 horas de disciplinas obrigatórias, 200 de estágio obrigatório, 300 de projeto experimental e 300 de disciplinas complementares. Foi descrito a proposta do novo currículo, que será debatida mais adiante, estruturando ementas e também sugestões de professores e estudantes.
Mais emergencial, é a situação da criação ou não do curso de Rádio, TV e Internet. Assim como a de Jornalismo, a comissão apresentou um projeto, que será votado na próxima semana. A comissão tomou por base documentos do MEC, seguindo a nomenclatura dos cursos indicada. A votação ocorrerá na próxima semana para que dê tempo de abrir edital do curso para o vestibular 2012. Para que o tema seja de conhecimento de todos os estudantes, o Diretório Acadêmico promoverá, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, às 14h na sala de Diagramação, uma apresentação do projeto realizado pela comissão curricular. Todos estão convidados a participar e colocar suas ideias, para que possamos tomar a melhor decisão para a Facom e, principalmente, para os acadêmicos.
Diretório Acadêmico Wladimir Herzog - Gestão Um Novo Conceito em DA -