sábado, 12 de novembro de 2011

Reunião do Departamento de Rádio e TV – 31 de outubro


O padre pode deixar de ir à missa, o árbitro pode não ir apitar um jogo de futebol e o bebúm pode não ir ao bar em um domingo tomar umas e outras. Mas o DAWH nunca deixa de ir às Reuniões de Departamento da Facom. Na última segunda – feira, 31 de outubro, ocorreu a Reunião do Departamento de TV e Rádio, na qual foram discutidas a carga horária do próximo semestre e alguns assuntos importantes.

O primeiro assunto da reunião foi a aceitação por unanimidade do estágio - docência da mestranda Cláudia Figueiredo, orientada pelo professor Márcio Guerra.

Posteriormente, a professora Cristina Musse apresentou um projeto de memória, idealizado pela Faculdade de História. No entanto, o Departamento preferiu aprofundar as discussões sobre o projeto, para ter uma noção mais ampla do que ele representa.

O Chefe do Departamento, professor Álvaro Americano, comentou sobre a construção do prédio novo da Facom. Desta forma, dividiu comissões de Rádio e TV para discutir os novos espaços da Faculdade na nova casa.
Desta forma, a professora Cláudia Castro ficou responsável pela reunião da turma da TV e o professor Kléber Ramos pelo Rádio. O Da estará em ambas. Novidade, NÉ!?

Quanto à carga horária, foi decidido o que se segue abaixo

Diurno

Introdução aos Meios Eletrônicos – Kleber Ramos
Técnica em Rádio: Kleber Ramos
Técnica em TV: Leão
Mergulhão de Rádio: Fred e Álvaro
Mergulhão de TV: Chico Brinati e Bonetti

Noturno

Introdução aos Meios Eletrônicos – Cláudia Castro
Técnica em Rádio: Kleber Ramos
Técnica em TV: Leão
Mergulhão de Rádio: Márcio Guerra e Ricardo Bedendo
Mergulhão de TV: Cristina Brandão e Ernani

Eletivas

Jornalismo Policial – Ricardo Bedendo (professor sugeriu que o nome da disciplina fosse mudado para Jornalismo de Segurança Pública)
Teledramaturgia: Cristina Brandão
Produção em TV – Diurno: Chico Brinati
                          Noturno: Leão
Roteiro em Rádio: Cláudia Castro

      
    

Reunião do Departamento de Jornalismo – 25 de outubro


O Diretório Acadêmico Wladimir Herzog esteve novamente presente na Reunião do Departamento de Jornalismo, para a definição da carga horária do primeiro semestre de 2011, pedidos de bolsas de treinamento profissional e discussão de assuntos gerais.

No início da reunião, os professores realizaram seus pedidos individuais de bolsas de treinamento profissional, projetos de extensão e monitoria. Estes pedidos serão levados a uma reunião geral, que ocorrerá no dia 28 de novembro, a partir das 14h. O representante da Facom no encontro será, novamente,o Professor Márcio Guerra.

Posteriormente, foi discutida a carga horária do próximo semestre. Como no curso noturno não haverá 2° e 4° períodos, em função da entrada anual única, desde o início de 2010, houve remanejamento de professores para que completassem sua carga horária. As matérias com os respectivas professores predefinidos vem no final da postagem.

Durante a definição da carga horária, o professor Bruno Fuser levantou a possibilidade de uma possível rediscussão, um pouco mais aprofundada sobre o novo currículo de Jornalismo e o do novo curso de Rádio TV e Internet, além é claro, da votação da exclusão do curso Noturno. Concordando com o pedido de Fuser, a professora Cláudia Lahni também levantou a necessidade desta maior discussão e lembrou que na Convocação para a reunião de Congregação, não havia nada sobre uma votação de exclusão do curso diurno ou noturno

Como você, estudante, se lembra esta foi a alegação do DAWH, assinada por inúmeros alunos de quase todos os períodos para tentar rever a decisão, já que esta foi pouco discutida pela importância que tem. E a discussão ainda não terminou. 

Além disso, o Jornal de Estudo foi tema dos Assuntos Gerais. A professora Janaína solicitou a marcação de um novo encontro para discutir assuntos referentes ao periódico produzido pelas disciplinas de Mergulhão de Impresso.
Desta forma, o Departamento deve marcar uma reunião para tratar desta questões.

Segue a relação das disciplinas e dos professores do 1° semestre de 2011

Diurno

Fundamentos do Jornalismo – Iluska
Processo I Diurno – Wéden
Processo II – Iluska
Processo III – Weden
Processo IV – Nelma/ Bolsista (Marise Baêsso)
Gestão: Boanerges Lopes
Comunitária: Cláudia Lahni
Mergulhão Impresso: Marise Baêsso e Janaína
Mergulhão Hipermídia: Junito e Bruno Fuser        

Noturno

Processo I> Boanerges Lopes
Gestão: Boanerges Lopes
Processo III – Weden
Processo IV: Nelma/ Bolsista (Aline Maia)
Mergulhão Impresso: Cláudia Lahni e Aline Maia
Mergulhão de Hipermídia: Janaína e Bolsista   

Eletivas

Jornalismo Esportivo e Cerimonial – Márcio Guerra

Reunião Departamento de Comunicação e Artes – 03 de Novembro


Na última quinta feira, dia 03 de novembro o DAWH esteve presente na Reunião do Departamento de Comunicação e Artes. No encontro foram discutidos a carga horário para o primeiro semestre do próximo ano, além de reclamações de alunos do 3° período diurno em relação ao professor Chico Pimenta, além da questão relativa aos concursos de professores substitutos, para as vagas de José Luiz Ribeiro e Malu.

Inicialmente, foi discutida a questão dos concursos para professores, que não terão obrigatoriedade da graduação em Comunicação. O professor José Luiz Ribeiro se manifestou, afirmando lamentar este fato. A professora Macinha Falabella afirmou não ter concordado com a decisão, que não foi votada segundo ela. Paulo Roberto e o Chefe do Departamento, Nilson Alvarenga, afirmaram que houve consenso nesta decisão. O DA questionou o departamento do porquê desta decisão ter sido tomada. Nilson afirmou que a decisão foi tomada de acordo com o perfil dos professore procurados e que esta decisão vale exclusivamente para este concurso.

Posteriormente, foi lida uma carta de reclamações dos alunos do 3° período diurno, contra o professor Chico Pimenta. Segundo os alunos que assinaram a carta, o professor desrespeitou a turma, afirmando que esta teria sido a pior em que teria dado aula. Além disso, os alunos reclamam do método do professor.
Mesmo não tendo sido procurado pelos alunos, o DA concordou com a indicação de desrespeito do professor, afirmando que isso pode ter sido o grande pivô dos problemas entre Chico e a turma. No entanto, o DA ratificou o fato de nunca ter havido críticas ou problemas quanto ao método ou a comportamento do professor pelos alunos. A professora Márcia Falabella afirmou que os alunos do 3° diurno foram muito bem em sua disciplina e ponderou que problemas entre professor e turma são comuns e ocorrem de tempos e tempos. Desta forma, o professor afirmou que vai repensar seus métodos de pedagogia. O Departamento se posicionou de modo a apoiar qualquer decisão do professor que melhorasse a situação e evitasse problemas futuros.
Também foi debatido o caso do discente Lucas Tavares, que alega não saber da necessidade da entrega do Ante Projeto junto do Aceite. Por votação, toso os professores presentes votaram contra o pedido de Lucas. 

O DA se absteve. Representado por Bruno Ribeiro, a decisão do DA ocorreu pelo pensamento de que não entregar o Ante projeto foi um erro por parte do aluno. No entanto, o fato de não haver uma regulamentação, faz com que haja brechas para determinado aluno e não haja pra outros, o que é algo impreciso. Logo, o DA pensa que é difícil de se negar um pedido quando não há algo que regulamente esta negação, já que outros alunos já entregaram ante projetos fora da data.   
 
Eis a carga horária definida

Diurno
Expressão Escrita I: Meg
Expressão Escrita II: Weden (não confirmado – dependeria de Chico Brinati não pegar a disciplina Produção em TV e assumir uma das disciplinas de Weden no Departamento de Jornalismo)
Expressão Oral: Marcinha Falabella
Teoria I: Professor substituto
Teoria II: Paulo Roberto
Tecnologia e Imagem e Pesquisa: Chico Pimenta
Estética: Potiguara
Fotografia: Nilson
Planejamento Visual: Jorge Felz
Projeto Experimental: Professor substituto

Noturno
Expressão Escrita I: Meg
Teoria I: Professor substituto
Tecnologia e Imagem: Potiguara
Pesquisa: Paulo Roberto
Estética: Potiguara
Fotografia: Jorge Felz
Planejamento Visual: Jorge Felz
Projeto Experimental: Professor substituto

Eletivas
Direção em Cinema: Nilson

sábado, 22 de outubro de 2011

CONCADA


O Diretório Acadêmico Wladimir Herzog esteve, mais uma vez, defendendo os interesses dos estudantes. A estudante Carina Scaldini compareceu ao Concada, realizado na última quinta feira. Abaixo, segue o que aconteceu na reunião.
  
- O conselho acabou em pauta única: as eleições. Não deu tempo de discutir as outras pautas, por causa do tempo. Deve ficar para semana que vem.

- Foram retirados, por votação, 3 DAs para indicar a comissão eleitoral, discutir o regimento das eleições e a data. Foram indicados o DA da Biologia (apóia a Kizomba - atual gestão do DCE), o da Geografia (PSTU) e o da Contábeis (Juventude e Revolução); ou seja, basicamente as 3 forças de movimento estudantil que existem na universidade. 

- Os 3 DAs devem apresentar indicativo de data e regimento para serem apresentados no próximo CONCADA que vai acontecer na quarta-feira, dia 26/10, às 17h. Nesse CONCADA os DAs/CAs aprovarão ou não a data - que deve ser em novembro ainda, entre os dias 16 e 17, ou na semana seguinte; o regimento e a comissão eleitoral.

- A ultima questão que foi tratada foi a realização da Semana da Diversidade Sexual na UFJF, no mês de novembro, pelo Coletivo MUDD-SE - com o apoio do DCE, mesmo estando em época de eleição. Mas esse apoio ficou pra ser decidido no próximo CONCADA, porque a oposição > PSTU achou que tinha que isso tinha que ser debatido mais a fundo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vergonha e Nova Geração estão na decisão do Interperíodos



Rivalidade, surpresa e bom futebol não faltaram na definição dos finalistas do Interperíodos José Luiz Ribeiro 2011. Em dois grandes jogos, Vergonha e Nova Geração pararam Fatality e Frankfurt e medem forças para ver quem levanta este caneco – já que todos costumam levantar vários por aí, vida afora. Para as equipes derrotadas, resta o consolo da honraria de disputar o terceiro lugar, jogando a preliminar do grande jogo do torneio.

FATALITY6X8VERGONHA
Rambo 5
Renato 15´, 37´
Porto 27´´, 40´
Edmo 30
MauMau 15´´, 25´, 32´
Brasil 22´, 35´
Fael Negão 29´, 34´, 39´



A festa já estava pronta. Depois de vencer o Vergonha, na primeira fase, por humilhantes 10 a 3, Erik Chaves  já tinha preparado o clima para o confronto contra o time rosa – negro. Bebidas de vários tipos, comida à vontade e garotas do baixo meretrício foram encomendadas para a comemoração. Além disso, uma faixa de 6mx2m com a inscrição, “Chupa, Fael Negão!”, também teria sido confeccionada pelo cartola. E quando Rambo fez 1 a 0, aos 5 minutos, tudo parecia estar se encaminhando bem para mais um vexame do Vergonha. Na sequência,  Erik recebeu bola de Porto e soltou uma bomba para defesa de Benfica.

Porém, a vergonha na cara de nunca ter sido campeão fez a mística da camisa rosa renascer.  Aos 15, MauMau invadiu pelo meio e empatou o jogo. Como time sem vergonha que é, o Vergonha sofreu o segundo logo em seguida, com gol de Renato.

Na volta para o segundo tempo, um time sem banco, sem goleiro – titular da posição – e, teoricamente, inferior ao adversário, teria condições de virar a partida contra um dos maiores favoritos ao título?  Os sensatos responderiam não e quem respondesse sim, seria orientado a procurar um psiquiatra.  Então, Brasil resolveu mandar todo mundo para o sanatório, igualando o placar em 2 a 2, aos 2 do 2° tempo, 22 minutos do tempo agregado. #22écoisademaluco.

Aos 5, Henrique cruzou para MauMau virar o placar. Porto empatou, logo depois.  Fael Negão e Edmo mantiveram o placar empatado em 4 a 4. Faltando dez minutos para o fim, Henrique – que, desta vez, não foi expulso – fez bela jogada pela direita e cruzou para MauMau estufar a rede. Aos 14 e 15, Fael Negão e Brasil marcaram e fizeram 7 a 4, deixando a classificação encaminhada. Depois de vacilo da zaga, Renato dominou na área e fez mais um. Só que o golpe de misericórdia só poderia vir com ele: Fael Negão fez o oitavo – sem cavadinha – e comemorou demais. O gol de Porto, no último minuto não diminuiu a festa do Vergonha, garantido na decisão.  

 NOVAGERAÇÃO12X5FRANKFURT

Bruno Camilo 1´, 14´
Thiago 17´, 18´ 24´, 28´, 31´, 37´38´, 40´
Leandro Leiva 4´
André 12´
Beiçola 25´, 35´
Krempser 30´

Bicampeão do IP, o Nova Geração parece ser um time veteraníssimo na disputa. Porém, a equipe disputou apenas duas competições até aqui, estando na terceira. Por outro lado, o Frankfurt estava disposto a fazer bonito na primeira edição do torneio, chegando até a decisão. Com um minuto de jogo, Bruno Camilo mostrava que isso seria muito complicado: 1 a 0 NG. No lance seguinte, o Nova Geração chegou de novo, acertando a trave duas vezes. Depois, veio um castigo em dose dupla. Aos 4, Leandro Leiva invadiu a área e empatou. Oito minutos depois, André trouxe a improvável virada. Aí estava na hora de Bruno Camilo e Thiago começarem a dar show. 

Aos 14 minutos, BC fez o segundo. Aos 17, Thiago fez uma bela jogada individual, tocando na saída de Caxão, improvisado no gol pela ausência de Gustavo Fonseca. No finzinho, Thiago fez mais um e deu uma cômoda vantagem ao NG.

A segunda etapa começou com o NG fazendo 5 a 2, com Thiago. No entanto, o Frankfurt pressionava e não estava morto. Aos 5, Beiçola descontou. No lance seguinte, Leandro Leiva bateu cruzado e a bola passou raspando a trave de Fred. Aos, 8, no entanto, o gol saiu. Mas foi do Nova Geração. Thiago escorou cruzamento da direita e fez 6 a 3. Krempser descontou, mas a goleada começava a se desenhar. Bruno e Thiago fizeram mais um cada. Beiçola, como fome de bola, diminuiu. Aí, Thiago fez mais três e Bruno Camilo completou a conta, mostrando quem é o favorito ao título, novamente.